Skip to content

Como Vender no Mercado Livre

Olá, preparei este texto para você que deseja iniciar as vendas no Mercado Livre e tem dúvidas de como começar!

hqdefault - Como Vender no Mercado LivreAntes de falar das dicas e de como é super fácil iniciar as vendas no Mercado Livre, pesquisei bastante sobre este tema e encontrei milhares de pessoas vendendo e-books sobre como iniciar e ter grandes lucros com as vendas no Mercado Livre, eu prefiro compartilhar estas informações grátis, todo o material que estudei dos anúncios falam de milagres, de como ganhar 2 mil num dia etc etc, coisas desse tipo.

Eu, por experiência própria com mais de 5 anos que tenho loja online e no Mercado Livre, sei que não é bem assim, existem processos, técnicas que vc precisa aprender e ir melhorando a cada dia, a cada anuncio, a cada venda para chegar ao sucesso do seu empreendimento. Por isso estou compartilhando os primeiros passos com você, pois os demais você só vai aprender na prática, no seu dia-a-dia.

Então vamos lá

Primeiro, antes de iniciar os cadastros dos produtos, você precisa definir alguns pontos, como o Nome de Usuário que será o seu “Apelido” no Mercado Livre, sobre este ponto, eu dei algumas dicas no texto: Tenho a Ideia como começo? com o nome definido é hora de realizar o seu cadastro, para isso, segue o link: https://registration.mercadolivre.com.br/registration/.

Antes, sugiro uma leitura dos tópicos que estão neste link: http://contato.mercadolivre.com.br/articulo/vender-um-produto-1337029479560-000001211

Feito o cadastro é hora de estudar as regras do Mercado Livre, para saber o que pode e o que não pode vender no ML, se vc cadastrar produtos proibidos será punido e se acumular algumas punições seu cadastro será banido do ML e ai foi em vão todo o seu trabalho e tempo que dedicou desde o estudo ao trabalho de cadastro etc.

Segue o link onde você encontrará todas as informações sobre estes pontos, porém, às vezes o ML pausa seus anúncios mesmo estando ok, vc deve pedir revisão nesses casos, mais é melhor evitar sempre.

Este link mostra os produtos que são proibidos a comercialização no Mercado Livre: http://www.mercadolivre.com.br/seguro_prohibidos.html

Se for vender produtos que tem ANVISA, deve informar o número da autorização ou registro na descrição do produto.

E para entender tudo de Mercado Livre, segue o link onde tem todos os pontos que você precisa saber para vender da forma correta no ML; http://contato.mercadolivre.com.br/categoria/vender-sell

Como disse acima, tudo vc vai aprendendo com a prática e muito estudo!

Lido todo o material, feito o cadastro é hora de cadastrar os produtos. Então vou dar algumas dicas de como fazer um bom cadastro!

Antes, deixa eu informar algo, não desanime se vc está começando e não vai ter nenhuma venda, nenhuma qualificação positiva etc, não se preocupe, garanto a você, por experiência própria tanto como vendedor como Consultor de outros iniciantes que você terá resultado positivos em menos de 30 dias, isso é fato, basta fazer tudo certinho.

Vejam: Eu estou vendendo no Mercado Livre desde 2009 e tenho mais de 5 mil pontos, isso que dizer que mais de 5 mil pessoa me qualificaram, esse numero não conta quem apenas comprou e não qualificou. http://eshops.mercadolivre.com.br/LUX+MAGAZINE. Porém eu “apanhei” muito, errei muito e isso me prejudicou ao longo destes anos, coisa que hoje os meus clientes que dou consultoria não tem estes problemas, porque eu estou sempre junto com eles nos primeiros passos para que eles façam da maneira correta cada cadastro, cada envio, atendimento ao cliente, etc.

Vejam um dos últimos clientes Weyder Paes http://eshops.mercadolivre.com.br/WEYDER+PAES, com menos de 3 meses tem a conversão maior que a minha, concretiza por dia mais vendas do que meu cadastro com mais tempo.

Isso fica muito claro que iniciar agora não quer dizer absolutamente nada em relação a quem está há anos vendendo lá, você terá a mesma chance ou até melhores, se você fizer da maneira correta, e para fazer da maneira correta só com muito estudo e trabalho.

Então vamos ao cadastro do produto, sempre que for cadastro um produto, veja aqui o link onde tem as dicas do ML para descrever o produto: http://contato.mercadolivre.com.br/articulo/aprenda-a-descrever-o-seu-produto-000001298

Agora eu dou mais algumas dicas. Sempre tente colocar no topo do anuncio ou no final um Banner (foto) com a sua Logomarca, isso trará segurança ao seu cliente na hora de comparar com outro vendedor que não se preocupou em se identificar para o cliente, mantendo-se no anonimato, quando você coloca estas informações você deixa claro para seu cliente que você não é um aventureiro e sim um empreendedor que tem objetivos e metas e por isso se preocupa com o cliente sendo transparente.

Eu gosto também de usar fotos na descrição do produto, sempre deixando para o cliente como é o visual do produto, se for um produto de cor, mostrar as variações das cores, se o produto produz efeito, mostrar o antes e o depois, tudo isso é muito importante, o cliente gosta de ler ver e ouvir. Então pense em Texto, Fotos e Vídeo para seu cadastro, mais se não tiver tudo isso, tente colocar o máximo que tivera sua disposição!

Em nosso cadastro, veja vários anúncios: http://eshops.mercadolivre.com.br/LUX+MAGAZINE no topo ou  no final do anúncio colocamos a nossa logo com informações que passam segurança ao cliente e também é de suma importância que você informe algumas informações importantes ao clientes, como por exemplo se o produto tem variação de cor ou tamanho, informo como o cliente pode escolher esta opção, se o frete não é calculado pelo Mercado Envios, informe como será calculado o frete e tudo que você achar importante o cliente ter ciência antes de efetuar a compra, porque se não estiver claro estas informações, com certeza você terá clientes chateados. Então se antecipe!

Feito o cadastro, configure seu e-mail com uma assinatura profissional, informando o fone, horário de atendimento e tc. é importante que o e-mail seja o mesmo nome utilizada no seu cadastro para continuar sendo transparente ao seu cliente!

Por enquanto é isso, sei que o texto é resumido, básico mais são apenas dicas, passos de como começar a prática é que vai lhe dar mais informações de como ir melhorando!

Eu indico Fazer um Curso específico pra Vender no Mercado Livre com

curso-pratico-de-super-vendedores-do-mercadolivre-0-1439394027-n

CURSO PRÁTICO DE SUPER VENDEDORES DO MERCADOLIVRE – ComSchool

Caso tenha se interessado por nossa consultoria para iniciar suas vendas no ML (Mercado Livre), entre em contato manoel@manoelcastro.com.br lhe acompanhamos via Skype por um período (horas determinadas) até você conseguir andar sozinho no seu negócio com sucesso.

Obrigado e até o próximo texto!

Comments

comments

Published inMarket PlaceMercado Livre

17 Comments

  1. Leonardo Leonardo

    Bom dia, Manoel. Se houver dicas sobre como conseguir fornecedores e como calcular o frete tb, agradeço.

    • manoel manoel

      Olá Leonardo!

      Sim, com certeza, estou sempre postando novidades no Blogs, não só sobre o Mercado Livre, mas também sobre vários assuntos relacionados ao e-Commerce.

      Um abraço e obrigado pela visita!

  2. Maria Ângela Bueno de Souza Dognani Maria Ângela Bueno de Souza Dognani

    Bom dia.Gostaria de vender meus produtos não sei nem como começar,preciso urgente de ajuda.

    • manoel manoel

      Olá Ângela, tudo bem?

      Fique tranquilha, me manda um e-mail manoel@manoelcastro.com.br que vamos lhe ajudar!

      Obrigado pela visita.

  3. João guerreiro João guerreiro

    Boa noite manoel
    Tenho uma pequena fábrica de arranhador para gato estou procurando quem queira por no mercado livre pois gostaria de só fabricar e alguém cuidando das vendas
    Vc pode me ajudar ou me orientar obrigado

    • Thiago Lemos Thiago Lemos

      Bom dia, João! Estou montando uma loja no mercado livre, você mora em qual estado?

      • manoel manoel

        Olá Thiago

        Estou em são Paulo, porém atendo cliente em todo Brasil, trabalho via Skype, eu minha equipe temos maior prazer em conhecer melhor seu projeto, me manda um e-mail: manoel@manoelcastro.com.br

        Abs e obrigado pela visita.

  4. gilmar gilmar

    tenho loja fisica a mais de 20 anos gostaria de vender meus produtos pelo mercado livre

  5. Harley Harley

    Parabéns , muito obrigado pelas dicas , estou começando a vender no mercado livre , muito bom o conteúdo

  6. Silvia machado Silvia machado

    Boa noite!!
    Vc não vende o curso??

  7. Altair Altair

    Boa tarde, gostaria de ter mais informações sobre o serviço eShop do mercado livre … se tem alguma utilidade ou é um serviço descartável ?

    Aguardo resposta

    Att.

    Altair

    • Olá Altair, o eShop é uma mini-vitrine dentro de sua conta para melhorar a sua divulgação junto aos seus clientes.

      É bem legal para vc usar no Cartão de Visita também o endereço da loja no ML.

      Abs

  8. ANA CAROLINA ANA CAROLINA

    Manoel, como eu sei que alguém comprou minha mercadoria? Chega um e-mail?
    Digo isso porque tava negociando e um comprador disse que já tinha realizado o pagamento e quando olho no perfil dele realmente aparece o meu produto.

    Obrigada

    • Olá Ana, sim, você recebe um e-mail do Mercado Livre, sempre que alguém compra e o pagamento é efetivado.

      Se o cliente clicar no botão comprar e não efetivar o pagamento do Boleto, por exemplo, a compra dele não aparece para você e vc também não recebe o e-mail com a informação da compra.

      Qualquer dúvida, estou a disposição!

      Abs

  9. daniela daniela

    Olá boa noite…quero vender uns produtos no mercado livre qual é o primeiro passo q devo fazer?e qual a taxa cobrada pro vendedor se caso inicie a loja?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: